terça-feira, 30 de setembro de 2014

Tecido mesenquimatoso

Tecido mesenquimatoso




Os tecidos conjuntivos se originam de mesênquima, que é um tecido embrionário formado por células alongadas, as células mesenquimais, as quais têm núcleo oval, com cromatina fina e nucléolo proeminente. Estas células possuem muitos prolongamentos citoplasmáticos e são imersas em uma matriz extracelular abundante e viscosa com poucas fibras. O mesênquima se origina principalmente a partir do folheto embrionário intermediário, o mesoderma. As células mesenquimais migram de seu sítio de origem e envolvem e penetram nos órgãos em desenvolvimento. As células mesenquimais dão origem também as células do sangue, dos vasos sanguíneos e dos tecidos musculares.

Fibra reticular do fígado

 

 

Fibras conjugação

 

 

Cartilagem elástica

 

 

Fibras colágenas

 

Fibra elástica

 

Fibrocartilagem

 

Cartilagem hialina 


domingo, 28 de setembro de 2014

Tecido conjuntivo

É responsável pelo suporte e nutrição das células do corpo. Seu principal constituinte é a matriz extracelular. Essa matriz serve como um meio através do qual nutrientes e catabólicos são trocado entre as células e seu suprimento sanguíneo.
As doenças do tecido conjuntivo  é consequente da grande diversidade na composição e quantidade de seus três componentes( células, fibras e substância fundamental).

Células que fazem parte do tecido conjuntivo:
  • Fibroblastos
  • Macrófagos
  • Mastócitos
  • Plasmócitos
  • Leucócitos